A LETRA

CLUBE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Esta página foi criada para satisfazer os meus anseios e de várias pessoas que pretendem fazer da tecnologia uma chave de desenvolvimento, incorporando o ensino como uma das bases. O desenvolvimento humano como uma das partes que envolvem a sociedade e os atritos que enfrenta no quotidiano, podemos encontrar a sua solução usando a tecnologia para catapultar o saber que queremos.

É com base nesta página que considero uma plataforma individual que pretendo interagir com o público, não resta dúvidas de que é um grande desafio para mim e para a sociedade.

A literacia é uma arte que precisamos de cultivar e não só mas também de aprender com base em vários recursos, por isso, aqui gostaria de transformar esta página numa das minhas "machambas" onde o público poderá usar dela para aprender novas coisas do pouco que possuo.


Visão:

Criar um clube de Língua Portuguesa para todos.

Meta
Produzir textos que ajudem as pessoas a melhorar a escrita (ortografia e gramática);
Interagir com o público através desta plataforma;
Esclarecer algumas dúvidas, se possível.


Filipe Alexandre Pedro



Teste 1.
África, o berço da Humanidade!...

Um continente cheio de maravilhas, onde o cato mia a cada dia e os homems sopejam as suas riqueza em prol da bilhagem descontrolada. É, pois um continente perdido num mundo cheio de piedosos invesojos, África è um contìnente benevolente e hospedeiro onde cada um que chega nele sempre tem uma marca de reccortação devído á sua abertura e ao ceu sorrizo, por isso o séu de Àfrica é sempre azul.
Ãfrica ~e terra de todos, negros afrecanos, brancos africanos até de estrangeiros negros e brancos. Mas os cafres são os vertadeiros tonos pois foram eles gue cultivaram esta terra que pizamos apezar dos pezares. É, pois, por isso ‘africa é o berxo da humanidade devido a ter sido o primeiro continente a descobrir as primeiras pessoas que comiam as mandiocas segas na terra de malinde mbaula.
Foi là onde os primeiros colonos covaram e jàmais encontraram um áfricano branco, e so vieram mais tarte a denscobrir os mais velhos da humanidade k viveram naquela região devido ao cruzamentos que o arqueoloco Marenguwe Ngozi teveram com o primeiro oço do prémeiro negro e prímeiro seres humano a surgir na face da terra. Daì, a ciência humana evoluio e chegou aos nossos paltamares de cunhecimento sobre os assuntos do surgimento do primeiro homenídeo.
In Adaptado (Filipe’dro)
Questionário
1.      Com base na lenda acima, aonde surgiu o primeiro homem na face da terra? (3,0)
2.      O que você acha da lenda, será que trouxe um conhecimento sobre a história? (3,0)
3.      Em termos linguísticos, o que tem em falta e porquê? (3,0)
4.      a). Como classificas o contador dessa lenda? Será que tem um conhecimento conciso sobre a correcção textual? (1,5)
b). Se não, o que é que o autor devia fazer para suprir o problema? (1,5)
5.      Que estratégias vais usar para ajudar as pessoas iletradas a terem um conhecimento de escrita, considerando que você é uma pessoa que está a se forma no ensino superior? (3,0)
6.      Faça a transcrição do texto de uma forma correcta. (5,0).



Mãos à obra!...
Changalane, aos 23 de Outubro de 2015
Filipe Alexandre Pedro 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário